A excelência pode ser traduzida como algo muito elevado com alto grau de eficiência. Com essa definição quero aqui compartilhar um pequeno comentário desse verbete e fazer uma relação com a área musical.
Com a contínua produção musical do ser humano e com a extensa prática, surge a necessidade de se fazer trabalhos da melhor forma possível! Para que haja essa possibilidade de um ótimo resultado é necessário uma energia empregada de forma inteligente!
Eu entendo que a forma inteligente está aliada ao máximo de eficiência com a supressão de esforços desnecessários em oposição ao que muitos acreditam que o excesso de trabalho ou esforço produz alto grau de excelência que é a técnica de tentativa e erro.
O método de Tentativa e Erro tem suas particularidades e eficácia mas, o que afirmo aqui é não é contra esse método mas sim falar de evolução de aprendizado e desempenho.
Para realmente produzir música excelente é necessário ter referências para daí ter um objetivo a ser alcançado mesmo com divergências de opiniões a respeito.
È preciso bom senso para apresentar a música a públicos distintos e que acrescentem valores de musicalidade, seriedade, comprometimento profissional e respeito a profissão musical.
Vejo com um pouco de tristeza alguns que se autodenominam profissionais mas, que ainda não dominam as primeiras técnicas de embocadura estarem ávidos em tocar peças difíceis sem no mínimo afinarem um intervalo de segunda menor no instrumento .Será que está faltando paciência nesse Mundo? E excelência?Acredito que sim.
A excelência dentro de suas definições pode ser percebida como o resultado de várias tentativas e pesquisas em fazer algo melhor e assim que conseguir, fazer com inteligência.
Isso deve ser o objetivo de uma tubista excelente.
O que você faz com excelência?Se ainda não se lembra do quê, reveja seus conceitos!
Agradeço a sua atenção e volte sempre!