segunda-feira, 18 de julho de 2016

Pistos versus Rotores

Um dúvida!!!
Dúvida? Sim e de muitos?
Os instrumentos de pistos são mais rápidos do que o de rotores?
Os rotores têm mais problemas que os pistos?
Baseado nessas perguntas eu esclarecerei algumas dúvidas e derrubarei alguns mitos!
Os instrumentos de pistos possuem acionamento vertical da parte de cima para baixo.



Os instrumentos de rotores possuem acionamento vertical nas teclas porem os rotores são acionados de forma rotativa e horizontal.



Embora alguns dizem que o som fica diferente com rotores, isso é mito, pois essas diferenças não interferem na sonoridade do instrumento.
O que acontece é que o ser humano tem muitos receios quanto ao desconhecido e começa a ter resistências ao novo por isso recebo muitas perguntas acerca desse tópico.
Algumas tubas de rotores apresentam dificuldades na digitação  pelo simples fato do instrumentista dar  pouca ou nenhuma manutenção e lubrificação.
Os instrumentos de pistos podem também apresentar problemas mas é um modelo mais conhecido e mais prático de fazer manutenção.
A sonoridade do instrumento tem mais a ver com detalhes como tamanho do instrumento, material que é construído e outras variantes. Os pistos e rotores são apenas manobras mecânicas para precisão de notas musicais!
Tantos pistos quanto rotores devem ter cuidados e boa manutenção pois a rapidez dos pistos ou rotores depende da agilidade do instrumentista.
Termino esse post derrubando o mito de que os rotores são lentos e problemáticos com um vídeo de  uma música de Antonio Capuzzi.