Muitos confundem isso tocando demasiado forte!Nãoooooo! A intensidade deve ser na entrega pessoal para fazer arte de boa qualidade que no nosso caso é a música.
A mensagem musical pode produzir diálogos interessantes na medida em que há educação e cortesia promovendo uma conversa musical agradável.
Para o diálogo ser produtivo as partes devem estar harmonizadas e se ouvindo.
Falando musicalmente o instrumentista deve tocar ouvindo o grupo interagindo de forma educada e sábia. Quando isso não acontece há uma falta de sintonia musical como uma conversa confusa.
Tocar muito forte e desafinado causa irritação |
Concluindo, vamos tocar com boa intensidade (nos dois sentidos) contribuindo para uma belíssima produção musical!
Toco bombardino, então fico na fronteira entre tubas e trombones... Um lugar perfeito, quando há esse respeito que o irmão fala, pois posso acompanhar o baixo de bocal em uníssono, e ainda me deleitar com as lindas passagens do tenor. Melhor ainda é quando posso, ao mesmo tempo, acompanhar os adornos do contralto e estar ligado ao que cada instrumento está fazendo no soprano, especialmente as cordas. Sem contar os outros instrumentos que fazem baixo, das outras famílias, espalhados mais à frente de onde fico. Deus abençoe!
ResponderExcluirAmem, caro amigo e irmão! Isso é a excelência em tocar um instrumento!Perceber os outros instrumentos e tocar com intensidade sábia! A da percepção!
ExcluirConsegui tocar com a intensidade adequada para que percebamos as outras partes e que as outras partes nos perceba , é muito prazerosa .
ResponderExcluirMuito grato por seu comentário.
ResponderExcluir